Cute Bunny Holding Heart

domingo, 4 de setembro de 2016

Hipertemia ou estresse calórico

Se faz muito calor onde você mora , da uma olhadinha nesse post aqui.

Os coelhos sofrem terrivelmente no calor, e se a temperatura for muito alto e continuar subindo passando de 30 Cº eles podem morrer, isso mesmo morrer. E morrem de repente de parada cardíaca.
Os coelhos são geneticamente animais do frio e por isso resistem muito ao frio. 
O calor excessivo tem como consequência esterilidade nos machos e aborto na fêmeas grávidas.
Sintomas de hipertemia: coelho inativo, ofegante,desmaio, sons na respiração. Caso note esses sintomas é importante tomar medidas preventivas; molhe as orelhas (por fora com cuidado para não entrar água no seu ouvido) e molhe o corpo dele com água fresca, não use água gelada se não pode causar um choque térmico e se notar que ele está muito grave, se desmaiou leve-o em um veterinário exótico.
Medidas a se tomar no calor: não deixe a gaiola exposta ao sol, coloque uma toalha úmida sobre a gaiola e um ventilador para que passe um ar fresco para a gaiola; coloque uma pedra de cerâmica ou de mármore  na gaiola para que ele deite no geladinho; use tapete em gel refrescante, este tapete é muito útil pode até ser usado para cães; coloque uma garrafa gelada ou congelada na gaiola ou no cantinho onde ele vive; tosa se ele for muito peludo e se você achar que o pelo está piorando o calor; deixar à disposição vários tipos de verduras para que o coelho fique hidratado; tenha cuidado com ar condicionado e ventilador para que não tenha correntes diretamente no coelho;coloque algumas pedrinhas de gelo na água, mas lembre se não sempre que deve colocar; o banho pode parecer uma ótima maneira de refrescar mas não é, pois o banho é muito estressante para os coelhos, então melhor solucionar de outras maneiras. 
Deve-se ter o dobro do cuidado com coelhos acima de 5 anos, coelhos obesos, sedentário e gestantes! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário